Páginas

25 de junho de 2013

"Celebrar".

"Celebrar,
Como se amanhã o mundo fosse acabar
Tanta coisa boa a vida tem pra te dar
O pensamento leve faz a gente mudar"...


Celebrar mais um semestre que termina...cheio de aprendizado e realizações.

Rumo à última etapa deste período fantástico!


6 de junho de 2013

Atividade - Redes sociais


Redes sociais

Especificar rede social é muito complexo. Ao ler um breve texto escrito por Luli Radfahrer, o professor afirma que “escolas são redes sociais”, pois é um local de comunicação. Acredita-se que Redes sociais não são apenas sites específicos de mídia, mais sim, lugares que ocorrem comunicação e interação entre os seres humanos.

A leitura do texto “Pensar em rede: A escola e a internet participativa” da autora Ilda Trigo, chama a atenção o momento em que é citado que o encontro com o outro é fundamental para a construção do conhecimento. Podemos relacionar com Paulo Freire em seu pensamento de que ninguém educa ninguém, as pessoas se educam em comunhão, ou seja, aprendemos uns com os outros, precisamos de interação e comunicação para acontecer à aprendizagem.

Além da interação, a aprendizagem torna-se significativa quando o professor busca estratégias diferenciadas de ensino, tornando o estudo mais prazeroso. É de suma importância que o educador esteja em constante atualização e participação nos encontros de formação de professores organizados pela instituição de ensino, por meio deles e também pelo desempenho, o professor é capacitado para trabalhar com essa nova geração de alunos e apto a desenvolver atividades tecnológicas para explicar conteúdos.

Obtendo uma visão de educadora trabalharia as redes sociais com meus alunos para melhorar a escrita e o pensamento reflexivo das crianças por meio das sensações que são trabalhadas com poesias. Esse projeto será desenvolvido no laboratório de informática, onde cada aluno criará um blog para iniciar as postagens com poesias, porém, estas deverão ser digitadas e não “copiar e colar” da internet, pois a digitação destes poemas irá melhorar a escrita dos alunos. A ideia central deste projeto é que os alunos possam visitar os blogs de seus colegas, comentando e interpretando as poesias, especificando as sensações que sentirão ao interpretá-las. No blog da professora, será postado uma vez por semana, uma poesia com questões de interpretações para os alunos responder. Essa é uma das milhares opções que temos para trabalhar as redes sociais com os alunos.

28 de maio de 2013

Livros já nos anos iniciais da educação infantil...


               O livro precisa estar adequado a essas exigências. Portanto, precisamos aceitar que o livro será alvo de manipulação intensa, será cheirado, mordido, amassado, esfregado, arrastado etc. A escolha de livros que tenham adequação à faixa etária é fundamental. Assim, o livro deve ser feito de material higienizável e resistente, preferencialmente, de pano ou borracha que possam ser lavados periodicamente e ofertados sem risco às crianças. KAERCHER, (2011, p. 04).
                Neste período as crianças estão em interação e conhecendo a linguagem expressiva. Os livros que vão chamar a atenção das crianças são personalizados com sons, velcros, imagens coloridas, fechos, textura, aromas, deixando as histórias mais instigantes. O uso dos sons nos livros chama a atenção das crianças ao ouvir determinada narração, por exemplo: Uma história que aborda o tema de “Animais da fazenda”, contendo sons de cachorros, gatos, galinhas, instigam nas crianças a curiosidade, envolvendo-as no conto.

It's a book. "Para refletir o avanço tecnológico"


Literatura Infantil.


A literatura infantil é a mais importante das artes, por meio dela, as crianças desenvolvem o pensamento, a criatividade, a emoção, as ideias, sendo que, esses fatores, definem a personalidade do ser humano.  De acordo com Coelho (2000), no encontro com a literatura, os homens tem a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida, em um grau de intensidade não igualada por nenhuma outra atividade. Analisando essa autora é nítido como a literatura é fabulosa e permite ao leitor capacitá-lo cada vez mais, enriquecendo seu vocabulário e conhecimento. Segundo Kaercher (Literatura infantil e educação infantil: Um grande encontro 2011), a literatura infantil é arte que usa a palavra como linguagem expressiva e como tal deve ser trabalhada. Mais do que um modo de cognição, a literatura é um alimento para a alma. Observa-se neste conceito que é necessário trabalhar a literatura com crianças da educação infantil (01 a 05 anos), a fim de desenvolver o gosto pela leitura e instigar a emoção por meio da “alma” e da maneira como será trabalhada.

21 de maio de 2013

Sonhos.

"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado". (Roberto Shinyashiki).

25 de abril de 2013

Palestra com a profª Antônia.

Na aula de terça-feira (23/04), a profª Edla preparou uma visita para nós. Nossa turma recebeu a profª Antonia e a mesma conversou e apresentou trabalhos desenvolvidos com alunos do município, envolvidos no tema Oficinas Mediáticas.

Estas oficinas ocorrem no contra-turno, permitem aos alunos desenvolver suas competências e habilidades dentro de contextos envolvendo conteúdos curriculares, temas transversais, temas atuais e de interesse dos próprios educandos.

Uma destas oficinas é a rádio web, elaborada por alunos do ensino fundamental, formando equipes, cada grupo irá criar um "programa de rádio". Uma ideia é diferente da outra, após o surgimento da mesma é necessário que a equipe planeje como será este programa, quem vai apresentar, ensaiar e depois é só gravar!

Objetivo da rádio web:

- Desenvolver a oralidade, melhorando a comunicação e expressão.
Outra oficina é Stop Motion, uma técnica de animação também é elaborada por alunos que cursam o ensino fundamental, organizado os grupos é preciso pensar em alguma ideia para elaborar um vídeo utilizando fotos. Nesse projeto, os alunos precisam explorar seus conhecimentos criativos e montar um cenário para realizar um registro fotográfico e finalizar montando o vídeo.

Objetivos da técnica de animação:


- Aprender a editar vídeos, bem como utilizar câmera ou webcam.

É de suma importância trabalhar com estes projetos nas escolas, pois é uma possível estratégia para se estabelecer a comunicação interativa no ambiente educacional. Este trabalho envolve cooperação na relação entre os participantes e no compartilhamento de ideias. A Rádioweb apresenta-se como uma mídia onde os alunos se sentem importantes e isso desenvolve a responsabilidade. A Animação instiga nos alunos a liberdade de explorar seus talentos e criatividade.

16 de abril de 2013

Sequência didática.

Boa noite,
Segue uma atividade desenvolvida na disciplina de "Educação mediada pelas tecnologias", eu e minha parceira Janine Becker elaboramos a seguinte sequência didática:


Turma: 1° ano do ensino fundamental

Objetivo geral: Reconhecer a importância de praticar a higiene pessoal diariamente, bem como, desenvolver hábitos e atitudes que reforcem este conceito.

Objetivos específicos:
Preparar os alunos para exercer a higiene pessoal;
Distinguir os hábitos de higiene pessoal;

Conteúdo: Ciências

Tempo estimado: 2 aulas.


Material necessário: Papel craft, cola, tesoura e canetinhas.

Desenvolvimento e produção final:

- Apresentar aos alunos a tira abaixo:


- Fazer uma leitura visual desta imagem com as crianças e colher as informações relatadas.
- Iniciar uma conversação por meio dos relatos e ler a tira com as crianças contando o que se passa na história, em seguida, questionar os alunos sobre as figuras e o que elas nos fazem lembrar sobre o tema “higiene pessoal”.
- Conversar com os alunos o conceito de higiene pessoal e apresentar os cuidados necessários que devemos ter:

* Tomar banho: O banho é importantíssimo e é indispensável à saúde do corpo. Depois do banho, certifica-se que estejam bem limpos e secos os espaços entre os dedos, virilhas e outras dobras.

* Limpeza das Mãos: Devemos sempre lavar as mãos antes e depois das refeições.

* Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminoses e outras doenças intestinais. Além disso, devemos valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas.

* Cabelos: Devem estar sempre lavados (duas vezes por semana no mínimo) e penteados. Devem ser cortados regularmente. Nos cabelos acumulam-se poeiras e gorduras que precisam ser eliminadas. É sempre agradável observarmos cabelos limpos, brilhantes, cheirosos e bem cortados. Os cabelos grandes e sujos facilitam o aparecimento e a multiplicação de piolhos. Pede à tua mãe que verifique de vez em quando a tua cabeça.

* Horas de Sono: As crianças devem dormir de 8h à 9h por dia, portanto, não fiquem assistindo televisão até tarde, procurem sempre dormir cedo, antes das 22h.

* Vestuário: A roupa e o calçado devem estar sempre limpos e serem adequados ao tempo que faz: frescos no Verão, quentes no Inverno e impermeáveis nos dias de chuva. É preciso ter cuidado ao utilizar meias com o tênis, pois as meias precisam ser trocadas todos os dias e os tênis devem pegar sol após o uso diário.

* Higiene dentária: Depois de cada refeição há resíduos alimentares que ficam nos dentes se estes não forem escovados com regularidade, acumulando-se e atraindo micróbios que se transformam em ácido. Esse ácido “ataca” o esmalte dos dentes provocando as cáries. É essencial escovar os dentes após cada refeição e visitar regularmente o dentista para prevenir as cáries.

Como escovar?
·Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
·Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
·Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
·Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
·É aconselhável que escove os dentes duas a três vezes por dia, durante pelo menos 2 minutos. No intervalo entre os dentes limpe com fio dental.

- Solicitar aos alunos que na próxima aula tragam figuras que representem cada hábito estudado de higiene pessoal para montarmos uma tirinha sobre o tema. Em conjunto a turma irá elaborar uma tira educativa de higiene pessoal.

Avaliação: Será formativa avaliando os alunos como um todo, principalmente no empenho da própria experiência na ação colaborativa.

26 de março de 2013

E a Páscoa está chegando...

 

O avanço das gerações. Ninguém segura mais estes jovens/adolescentes.



               Nos últimos 50 anos é possível observar o grande avanço das gerações, causando diferença para o convívio das pessoas conforme sua “época” de nascimento. Iniciamos com a geração “baby boomers”, que começou após o término da 2ª guerra mundial. Essa geração é formada por pessoas mais experientes, que possui suas expectativas, deveres, segurança e responsabilidade com seu emprego, pois trabalham por um longo período dentro de uma única empresa.

A partir da década de 60/70, começou a geração “X”, marcada por um pequeno avanço da tecnologia e principalmente por pessoas que não se adaptaram a essas mudanças. Outro acontecimento que marcou bastante essa época foi uma infecção viral sem cura, a AIDS.

Geração “Y” é composta por pessoas que nasceram a partir dos anos 80. Estes jovens possui uma variedade de características: profissionais voltados para o prazer e com objetivo de subir na carreira rapidamente, impacientes, estão sempre querendo mudar de emprego, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. São pessoas cheias de energia, com várias ideias e com muita vontade de inovar.

A partir dos anos 90, estamos na geração Z, composta por jovens/adolescentes impacientes e que ficam irritados ao extremo por qualquer motivo. É com grande facilidade que fazem várias coisas ao mesmo tempo, eu, por exemplo, consigo ter atenção para a televisão, pintar a unha e conversar com a família, às vezes, limpo a casa, ouço música e falo no celular ao mesmo tempo. Percebo que o meu noivo que pertence à geração “Y”, não possui essa facilidade, consegue fazer apenas uma coisa por vez.

A tecnologia avança rapidamente, fazendo com que a comunicação entre esses jovens/adolescentes ocorra com frequência, não sendo mais utilizado o diálogo e sim o celular, tablete, facebook (internet). Toda essa era tecnológica, “acaba” com os diálogos entre família, nas casas não há muita conversa, apenas pais fora de casa trabalhando e filhos navegando na internet ou jogando vídeo game. O que contribui muito para esse “fim das conversas de famílias”, são os próprios pais, que na maioria dos casos, preferem trabalhar e para preencher sua ausência, compra um novo aparelho para seu(sua) filho(a) se “entreter” em casa.

Observando essa geração, podemos pensar que no futuro sofrerão para trabalhar em grupo, pois a tecnologia e a forma que foram educados os tornam cada vez mais individualistas. Com essa situação, surge uma questão: Como os professores deverão trabalhar com este público? Vai ficar difícil “agradar” todas as vontades dos alunos nascidos nesta geração, mais o professor pode se esforçar planejando aulas que busque motivar os educandos, utilizar da mídia para se atualizar constantemente, sendo possível uma conversa agradável e uma melhor relação entre professor/aluno.  

Um bom pedagogo deve aproveitar os conhecimentos, habilidades e competências de seus alunos e buscar planejar suas aulas se baseando na realidade do grupo. É importante que o professor utilize também de espaços alternados, não deixando a aula ser “monótona”.

Acredito que a geração “Z” ainda dê para “contornar” mais o que será que podemos esperar da próxima geração?


                Acadêmica: Paôla Hespanhol Pedro
Licenciatura em Pedagogia - 7° semestre.

Projeto

Leitura e contação de histórias.

12 de março de 2013

Viajar pela leitura...

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
"Clarice Pacheco".

Indicação de leitura

O livro Literatura Infantil da autora Nelly Novaes Coelho, vem me orientando com muitas informações para a elaboração do meu TCC, que abordará o tema "Literatura na educação infantil". A autora ressalta a importância da literatura infantil para as crianças, bem como para a evolução da mente. Para que a mesma seja evoluída por meio da leitura, a criança precisa conviver no meio da literatura infantil, porém, a era da informática e da tecnologia está conquistando um grande espaço no mundo deixando a leitura e os livros "sem vez".

Uma fábula de Monteiro Lobato...


A Raposa e as uvas. (Monteiro Lobato)
Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:
 - Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desce essas uvas eu não comeria. 
Às vezes deixamos de aceitar ou corrigir nossas deficiências, assim como a Raposa inventou que as uvas estavam verdes e azedas, e começou adesdenhar o que não se conseguiu conquistar.

As fábulas sempre nos ensinam uma lição de vida, trazendo exemplos e enriquecendo nossas experiências, assim, adquirimos mais conhecimento para trabalhar com nossos pequenos!