Segue uma atividade desenvolvida na disciplina de "Educação mediada pelas tecnologias", eu e minha parceira Janine Becker elaboramos a seguinte sequência didática:
Turma: 1° ano do
ensino fundamental
Objetivo geral: Reconhecer a importância de praticar a higiene
pessoal diariamente, bem como, desenvolver hábitos e atitudes que reforcem este
conceito.
Objetivos específicos:
Preparar os alunos para exercer a higiene pessoal;
Distinguir os hábitos de higiene pessoal;
Conteúdo: Ciências
Tempo estimado: 2
aulas.
Material necessário:
Papel craft, cola, tesoura e canetinhas.
Desenvolvimento e
produção final:
- Apresentar aos
alunos a tira abaixo:
- Fazer uma leitura visual desta imagem com as crianças e
colher as informações relatadas.
- Iniciar uma conversação por
meio dos relatos e ler a tira com as crianças contando o que se passa na
história, em seguida, questionar os alunos sobre as figuras e o que elas nos
fazem lembrar sobre o tema “higiene pessoal”.
- Conversar com os alunos o
conceito de higiene pessoal e apresentar os cuidados necessários que devemos
ter:
* Tomar banho: O banho é
importantíssimo e é indispensável à saúde do corpo. Depois do banho, certifica-se
que estejam bem limpos e secos os espaços entre os dedos, virilhas e outras
dobras.
* Limpeza
das Mãos: Devemos sempre lavar as mãos antes e depois das refeições.
* Unhas: Cortar
as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas
doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das
unhas pode dar origem a verminoses e outras doenças intestinais. Além disso,
devemos valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas.
* Cabelos: Devem
estar sempre lavados (duas vezes por semana no mínimo) e penteados. Devem ser
cortados regularmente. Nos cabelos acumulam-se poeiras e gorduras que precisam
ser eliminadas. É sempre agradável observarmos cabelos limpos, brilhantes,
cheirosos e bem cortados. Os cabelos grandes e sujos facilitam o
aparecimento e a multiplicação de piolhos. Pede à tua mãe que verifique de vez
em quando a tua cabeça.
* Horas
de Sono: As crianças devem dormir de 8h à 9h por dia, portanto, não fiquem
assistindo televisão até tarde, procurem sempre dormir cedo, antes das 22h.
* Vestuário:
A roupa e o calçado devem estar sempre limpos e serem adequados ao tempo
que faz: frescos no Verão, quentes no Inverno e impermeáveis nos dias de chuva. É preciso ter cuidado ao utilizar meias
com o tênis, pois as meias precisam ser trocadas todos os dias e os tênis devem
pegar sol após o uso diário.
* Higiene
dentária: Depois de cada refeição há resíduos alimentares que ficam
nos dentes se estes não forem escovados com regularidade, acumulando-se e
atraindo micróbios que se transformam em ácido. Esse ácido “ataca” o esmalte
dos dentes provocando as cáries. É essencial escovar os dentes
após cada refeição e visitar regularmente o dentista para prevenir as cáries.
Como escovar?
·Escove as
superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos
inferiores.
·Escove as
superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
·Em seguida,
escove as superfícies de mastigação.
·Para ter
hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam
alojadas.
·É aconselhável
que escove os dentes duas a três vezes por dia, durante pelo menos 2 minutos.
No intervalo entre os dentes limpe com fio dental.
- Solicitar aos alunos que na próxima aula tragam figuras
que representem cada hábito estudado de higiene pessoal para montarmos uma
tirinha sobre o tema. Em conjunto a turma irá elaborar uma tira educativa de
higiene pessoal.
Avaliação: Será
formativa avaliando os alunos como um todo, principalmente no empenho da
própria experiência na ação colaborativa.
Um comentário:
Paôla!
Seu blog está atualizado e muito bem organizado.
Parabéns!
Gostei da Sequencia didática!
Edla
Postar um comentário