Nos últimos 50 anos é
possível observar o grande avanço das gerações, causando diferença para o
convívio das pessoas conforme sua “época” de nascimento. Iniciamos com a
geração “baby boomers”, que começou após o término da 2ª guerra mundial. Essa
geração é formada por pessoas mais experientes, que possui suas expectativas,
deveres, segurança e responsabilidade com seu emprego, pois trabalham por um
longo período dentro de uma única empresa.
Geração “Y” é composta por
pessoas que nasceram a partir dos anos 80. Estes jovens possui uma variedade de
características: profissionais voltados para o prazer e com objetivo de subir
na carreira rapidamente, impacientes, estão sempre querendo mudar de emprego,
conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. São pessoas cheias de energia,
com várias ideias e com muita vontade de inovar.
A tecnologia avança
rapidamente, fazendo com que a comunicação entre esses jovens/adolescentes
ocorra com frequência, não sendo mais utilizado o diálogo e sim o celular,
tablete, facebook (internet). Toda essa era tecnológica, “acaba” com os
diálogos entre família, nas casas não há muita conversa, apenas pais fora de
casa trabalhando e filhos navegando na internet ou jogando vídeo game. O que
contribui muito para esse “fim das conversas de famílias”, são os próprios
pais, que na maioria dos casos, preferem trabalhar e para preencher sua
ausência, compra um novo aparelho para seu(sua) filho(a) se “entreter” em casa.
Observando essa geração,
podemos pensar que no futuro sofrerão para trabalhar em grupo, pois a
tecnologia e a forma que foram educados os tornam cada vez mais individualistas.
Com essa situação, surge uma questão: Como os professores deverão trabalhar com
este público? Vai ficar difícil “agradar” todas as vontades dos alunos nascidos
nesta geração, mais o professor pode se esforçar planejando aulas que busque
motivar os educandos, utilizar da mídia para se atualizar constantemente, sendo
possível uma conversa agradável e uma melhor relação entre professor/aluno.
Um bom pedagogo deve
aproveitar os conhecimentos, habilidades e competências de seus alunos e buscar
planejar suas aulas se baseando na realidade do grupo. É importante que o
professor utilize também de espaços alternados, não deixando a aula ser
“monótona”.
Acredito que a geração “Z”
ainda dê para “contornar” mais o que será que podemos esperar da próxima
geração?
Acadêmica: Paôla Hespanhol Pedro
Licenciatura em Pedagogia - 7° semestre.
Licenciatura em Pedagogia - 7° semestre.
2 comentários:
Incrivel como as gerações são tão evidentes na sociedade e principalmente no mercado de trabalho! O QUE NÓS ESPERA PELA FRENTE?
É muito bom poder entender como a humanidade tem evoluido e assim podemos nos localizar e conviver melhor com todos!
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