A literatura
infantil é a mais importante das artes, por meio dela, as crianças desenvolvem o
pensamento, a criatividade, a emoção, as ideias, sendo que, esses fatores,
definem a personalidade do ser humano.
De acordo com Coelho (2000), no encontro com a literatura, os homens tem
a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de
vida, em um grau de intensidade não igualada por nenhuma outra atividade. Analisando
essa autora é nítido como a literatura é fabulosa e permite ao leitor capacitá-lo
cada vez mais, enriquecendo seu vocabulário e conhecimento. Segundo Kaercher
(Literatura infantil e educação infantil: Um grande encontro 2011), a literatura
infantil é arte que usa a palavra como linguagem expressiva e como tal deve ser
trabalhada. Mais do que um modo de cognição, a literatura é um alimento para a alma.
Observa-se neste conceito que é necessário trabalhar a literatura com crianças
da educação infantil (01 a 05 anos), a fim de desenvolver o gosto pela leitura
e instigar a emoção por meio da “alma” e da maneira como será trabalhada. A literatura é uma arte, representa o mundo e a vida por meio de palavras e imagens. Desenvolve a criatividade, sonhos, apresenta o real e o imaginário. Trás para as crianças o prazer pelo aprender, por meio da curiosidade que se sente ao ouvir uma história, uma fábula, instigando a emoção.
28 de maio de 2013
Literatura Infantil.
A literatura
infantil é a mais importante das artes, por meio dela, as crianças desenvolvem o
pensamento, a criatividade, a emoção, as ideias, sendo que, esses fatores,
definem a personalidade do ser humano.
De acordo com Coelho (2000), no encontro com a literatura, os homens tem
a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de
vida, em um grau de intensidade não igualada por nenhuma outra atividade. Analisando
essa autora é nítido como a literatura é fabulosa e permite ao leitor capacitá-lo
cada vez mais, enriquecendo seu vocabulário e conhecimento. Segundo Kaercher
(Literatura infantil e educação infantil: Um grande encontro 2011), a literatura
infantil é arte que usa a palavra como linguagem expressiva e como tal deve ser
trabalhada. Mais do que um modo de cognição, a literatura é um alimento para a alma.
Observa-se neste conceito que é necessário trabalhar a literatura com crianças
da educação infantil (01 a 05 anos), a fim de desenvolver o gosto pela leitura
e instigar a emoção por meio da “alma” e da maneira como será trabalhada. 21 de maio de 2013
Sonhos.
"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado". (Roberto Shinyashiki).
25 de abril de 2013
Palestra com a profª Antônia.
Na aula de terça-feira (23/04), a profª Edla preparou uma visita para nós. Nossa turma recebeu a profª Antonia e a mesma conversou e apresentou trabalhos desenvolvidos com alunos do município, envolvidos no tema Oficinas Mediáticas.
Uma destas oficinas é a rádio web, elaborada por alunos do ensino fundamental, formando equipes, cada grupo irá criar um "programa de rádio". Uma ideia é diferente da outra, após o surgimento da mesma é necessário que a equipe planeje como será este programa, quem vai apresentar, ensaiar e depois é só gravar!
Objetivo da rádio web:
- Desenvolver a oralidade, melhorando a comunicação e expressão.
Objetivo da rádio web:
- Desenvolver a oralidade, melhorando a comunicação e expressão.
Objetivos da técnica de animação:
- Aprender a editar vídeos, bem como utilizar câmera ou webcam.
É de suma importância trabalhar com estes projetos nas escolas, pois é uma possível estratégia para se estabelecer a comunicação interativa no ambiente educacional. Este trabalho envolve cooperação na relação entre os participantes e no compartilhamento de ideias. A Rádioweb apresenta-se como uma mídia onde os alunos se sentem importantes e isso desenvolve a responsabilidade. A Animação instiga nos alunos a liberdade de explorar seus talentos e criatividade.
16 de abril de 2013
Sequência didática.
Boa noite,
Segue uma atividade desenvolvida na disciplina de "Educação mediada pelas tecnologias", eu e minha parceira Janine Becker elaboramos a seguinte sequência didática:
Segue uma atividade desenvolvida na disciplina de "Educação mediada pelas tecnologias", eu e minha parceira Janine Becker elaboramos a seguinte sequência didática:
Turma: 1° ano do
ensino fundamental
Objetivo geral: Reconhecer a importância de praticar a higiene
pessoal diariamente, bem como, desenvolver hábitos e atitudes que reforcem este
conceito.
Objetivos específicos:
Preparar os alunos para exercer a higiene pessoal;
Distinguir os hábitos de higiene pessoal;
Conteúdo: Ciências
Tempo estimado: 2
aulas.
Material necessário:
Papel craft, cola, tesoura e canetinhas.
Desenvolvimento e
produção final:
- Apresentar aos
alunos a tira abaixo:
- Fazer uma leitura visual desta imagem com as crianças e
colher as informações relatadas.
- Iniciar uma conversação por
meio dos relatos e ler a tira com as crianças contando o que se passa na
história, em seguida, questionar os alunos sobre as figuras e o que elas nos
fazem lembrar sobre o tema “higiene pessoal”.
- Conversar com os alunos o
conceito de higiene pessoal e apresentar os cuidados necessários que devemos
ter:
* Tomar banho: O banho é
importantíssimo e é indispensável à saúde do corpo. Depois do banho, certifica-se
que estejam bem limpos e secos os espaços entre os dedos, virilhas e outras
dobras.
* Limpeza
das Mãos: Devemos sempre lavar as mãos antes e depois das refeições.
* Unhas: Cortar
as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas
doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das
unhas pode dar origem a verminoses e outras doenças intestinais. Além disso,
devemos valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas.
* Cabelos: Devem
estar sempre lavados (duas vezes por semana no mínimo) e penteados. Devem ser
cortados regularmente. Nos cabelos acumulam-se poeiras e gorduras que precisam
ser eliminadas. É sempre agradável observarmos cabelos limpos, brilhantes,
cheirosos e bem cortados. Os cabelos grandes e sujos facilitam o
aparecimento e a multiplicação de piolhos. Pede à tua mãe que verifique de vez
em quando a tua cabeça.
* Horas
de Sono: As crianças devem dormir de 8h à 9h por dia, portanto, não fiquem
assistindo televisão até tarde, procurem sempre dormir cedo, antes das 22h.
* Vestuário:
A roupa e o calçado devem estar sempre limpos e serem adequados ao tempo
que faz: frescos no Verão, quentes no Inverno e impermeáveis nos dias de chuva. É preciso ter cuidado ao utilizar meias
com o tênis, pois as meias precisam ser trocadas todos os dias e os tênis devem
pegar sol após o uso diário.
* Higiene
dentária: Depois de cada refeição há resíduos alimentares que ficam
nos dentes se estes não forem escovados com regularidade, acumulando-se e
atraindo micróbios que se transformam em ácido. Esse ácido “ataca” o esmalte
dos dentes provocando as cáries. É essencial escovar os dentes
após cada refeição e visitar regularmente o dentista para prevenir as cáries.
Como escovar?
·Escove as
superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos
inferiores.
·Escove as
superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
·Em seguida,
escove as superfícies de mastigação.
·Para ter
hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam
alojadas.
·É aconselhável
que escove os dentes duas a três vezes por dia, durante pelo menos 2 minutos.
No intervalo entre os dentes limpe com fio dental.
- Solicitar aos alunos que na próxima aula tragam figuras
que representem cada hábito estudado de higiene pessoal para montarmos uma
tirinha sobre o tema. Em conjunto a turma irá elaborar uma tira educativa de
higiene pessoal.
Avaliação: Será
formativa avaliando os alunos como um todo, principalmente no empenho da
própria experiência na ação colaborativa.
Assinar:
Postagens (Atom)

